Violência urbana deixa vítimas no sábado ensolarado em Manaus


MANAUS| Na noite de sexta-feira (13) e nas primeiras horas do sábado (14/05) acidentes de transito, execuções, apreensões, acerto de contas e atentados marcaram o final de semana em Manaus.


Execução no Centro- Um homem ainda não identificado, morador de rua e catador de latinha morreu no final da noite de sexta-feira (13), na rua Visconde de Mauá, no Centro de Manaus. De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava juntando latinhas na rua, quando dois homens em uma motocicleta o abordaram e deram dois tiros na vítima na região da cabeça da vítima, que morreu na hora.



Não há informações sobre a motivação para o crime, mas o Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC) colheu informações para tentar elucidar o assassinato. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), onde aguardará por reconhecimento de familiares.


Prisão na Zona Leste- Jhones Odlaniger do Amor Santana, 23, conhecido como ‘Pacu’, foi preso na sexta-feira (13), por envolvimento em latrocínio tentado contra o sargento da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) em uma loja de departamento, no dia 5 de maio, na Avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.



Atentado- Na madrugada deste sábado (14/05), faleceu na UTI no Hospital 28 de Agosto o vereador de Tabatinga, Olímpio Guedes Olavo Júnior, de 33 anos. Horas antes, Júnior havia sofrido uma parada cardio-respiratória, foi dado como morto pelos médicos mas reagiu. O vereador havia sofrido o atentado no dia 12 de maio.



Olímpio estava em um carro que foi acertado a tiros na rua Dom Jackson Damasceno, bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus. O vereador foi atingido com um tiro no braço esquerdo e outro no peito. Ele conseguiu dirigir e chegar até o Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus, chegou a ficar internado, mas não resistiu e veio a óbito.


Segundo informações da polícia, ele estava em um carro Honda Fit de placas NOU-4148 na companhia de outro vereador de Tabatinga, conhecido como “Testa”, quando pararam o veículo para Olímpio assumir a direção e o outro homem foi embora.


Foi quando um outro carro, de cor prata, chegou ao local e homens não identificados atiraram na direção da vítima. Os atiradores fugiram em seguida para rumo ignorado.

Em 2021, em 7 de setembro do ano passado, o vereador Olímpio já havia sofrido outro atentado que havia acontecido no bairro Coroado, Zona Leste.


Acidente de Trânsito-

Um carro modelo Fiesta, se envolveu em um grave acidente de trânsito na manhã deste sábado (14/05) em um trecho da Avenida Torquato Tapajós, zona norte, nas imagens registradas mostram onde aconteceu o acidente próximo à barreira policial do bairro Santa Etelvina.




Até o momento não foram registradas vítimas fatais, o motorista foi levado para a unidade de saúde mais próximo da área. O veiculo foi guinchado desobstruindo o transito.


Acerto de contas- O jovem Cleyton Robert dos Santos Castilho, foi morto com cinco tiros que atingiram sua cabeça e pescoço na manhã deste sábado (14), o ataque ocorreu na Avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.


A mãe relatou aos policiais militares que o jovem Cleyton estava com a esposa a caminho do trabalho, em seguida recebeu uma ligação, descreveu como estava vestido em seguida dois homens chegaram em uma moto e dispararam contra o jovem. A esposa da vítima saiu correndo para casa e comunicou a mãe da vítima sobre sua morte.




O titular do 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), delegado Fábio Silva , disse que a equipe prendeu os dois suspeitos pelo crime.


“Em um trabalho rápido da polícia militar assim que aconteceu o ocorrido, a polícia fez um cerco na região da zona leste e efetuou a prisão dos envolvidos. Um deles é ex-policial militar”.



O ex- policial Francisco Marques dos Reis, foi preso em seguida pela morte do jovem. Ainda segundo o delegado, a provável motivação do crime seria acerto de contas com dívidas de agiotagem. Mas, os suspeitos seriam interrogados para levantar o que realmente aconteceu. Com a dupla foi apreendida a arma do crime. A vítima era usuária de drogas, mas não possuía passagem pela polícia.


Quem é Francisco Marques?

Em 2015, uma chacina ocorrida na zona de Manaus, foi à mando do ex- PM. Segundo informações da Polícia o líder do grupo, Francisco deu a ordem para a execução de Edinei Souza dos Santos, Evan Teixeira Pessoa, Denilson Lobo Rodrigues e também uma mulher identificada como Katiane, no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus.