Nova pesquisa mostra Lula com 52,87% dos votos válidos e venceria no 1º turno


BRASIL| Pesquisa da Quaest Consultoria contratada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quarta-feira (08/06) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a Presidência e venceria a eleição em primeiro turno.

No cenário testado com mais pré-candidatos, o petista aparece com 46% na pesquisa estimulada, quando o entrevistado recebe uma lista prévia com os nomes dos presidenciáveis.


O presidente Jair Bolsonaro (PL) está em segundo lugar, com 30%; Ciro Gomes (PDT) é o terceiro, com 7%. Considerando apenas votos válidos, são descartados indecisos, brancos e nulos, Lula aparece com 52,87% das intenções de voto.


André Janones (Avante) soma 2%, enquanto Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (Pros) têm 1% cada.

Os demais aparecem com 0%. Esses pré-candidatos empatam na margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa de hoje não é comparável com a anterior do mesmo instituto.

Isso porque os cenários testados e os candidatos apresentados aos eleitores são diferentes. No levantamento divulgado em 11 de maio, Lula tinha 46%; Bolsonaro, 29%; Ciro, 7%; Janones e João Doria (PSDB), 3% cada; Tebet e Felipe D'Avila (Novo), 1% cada.



O levantamento ouviu 2.000 pessoas de 27 estados, face a face, entre os dias 2 e 5 de junho. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-03552/2022 e teve o custo de R$ 268.742,48.