Governo Presente beneficia moradores do Prosamin+ com expedição de RG na zona leste de Manaus


A primeira edição do programa Governo Presente alcançou beneficiários do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) com a expedição de documentos de identificação. O evento, aberto pelo governador Wilson Lima, na manhã deste sábado (19/03), proporcionou às famílias cadastradas no programa a oportunidade de tirar os documentos necessários para o processo de reassentamento.

O evento foi realizado na Escola Estadual Manoel Rodrigues, bairro Armando Mendes, zona leste, onde a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), coordenadora do Prosamin+, montou um estande para orientar os beneficiários do programa quanto aos serviços ofertados e também tirar dúvidas.

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, a comunidade ansiava por um evento como o Governo Presente, para que as famílias que estão em processo de reassentamento pudessem atualizar seus documentos. Um levantamento feito pela Associação de Moradores do Armando Mendes, segundo ele, mostrou que cerca de 500 pessoas alcançadas pelo Prosamin+ estavam precisando de algum tipo de documentação.

Definido como prioridade por Wilson Lima, o Prosamin+ é hoje o maior programa do Governo do Amazonas na zona leste, com investimentos de mais de R$ 542 milhões para obras de urbanização, saneamento e habitação. Cerca de 2.580 famílias serão reassentadas nas áreas de abrangência das obras, sendo 2.123 do bairro Armando Mendes, onde está a comunidade da Sharp, que tem a maior área de intervenção do programa.

Fase atual – A UGPE atua, no momento, na fase do Plano de Reassentamento, em que os imóveis cadastrados estão sendo certificados. Na sequência, a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) abrirá os processos de cada morador, o que irá demandar que todos estejam com a documentação completa.

“Esses serviços estão sendo importantíssimos não só para o Armando Mendes, mas, principalmente, para a comunidade da Sharp, que está no processo de transição para a implementação do Prosamin+. Vários moradores estão precisando de documentos pendentes e também com atendimentos médicos pendentes. Hoje está sendo uma oportunidade excepcional para se colocar em dia não só a documentação, como também a parte de saúde”, disse Celso Ventura, um dos membros do Grupo de Apoio Local (GAL) da Comunidade da Sharp.

Maria Assunção, de 70 anos, moradora do Armando Mendes há mais de 27 anos, disse que já foi certificada pelo Prosamin+ na comunidade da Sharp, mas que precisava tirar a segunda via da identidade para poder estar com a documentação completa quando a Suhab solicitar. “Para mim, que já tenho 70 anos, ficar andando por aí pra tirar documento… Não tenho mais condições de andar sozinha, e aqui está perto. É uma coisa muito bem vinda mesmo”.



‘Asfalta Manaus’ – Ao ressaltar a importância de levar cidadania, com a retirada de documentos, além de serviços de saúde, segurança, entre outros, à população, o governador Wilson Lima anunciou que Governo e Prefeitura irão iniciar uma grande ação para o recapeamento asfáltico de toda Manaus, incluindo a zona leste.


“Na próxima quinta-feira, eu e o prefeito David Almeida assinaremos o contrato para o recapeamento de todas as ruas da cidade com asfalto de qualidade, e não será um tapa-buraco, não”, disse o governador.