Governo do Amazonas entrega Caic+ Alberto Carreira com novas especialidades no bairro Compensa


MANAUS| O governador Wilson Lima reinaugurou, nesta quarta-feira (23/03), o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – Caic+ Alberto Carreira, localizado no bairro Compensa, zona oeste de Manaus. A unidade, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), não recebida reforma há 12 anos.



“Antes havia um vazio muito grande, pois os Caics atendiam até 12 anos de idade. A gente resolve esse problema porque a cobertura agora é de 0 a 17 anos, com cinco novas especialidades”, destacou o governador.


O Caic+ Alberto Carreira é a segunda unidade do tipo reinaugurada pelo governador em Manaus. O novo perfil das unidades amplia o atendimento nas áreas de neurologia, nutrologia, ortopedia, psiquiatria e serviços de apoio diagnóstico em cardiologia e neurologia. As mudanças são resultado do programa Saúde Amazonas, voltado à reorganização dos serviços assistenciais a crianças e adolescentes.


“A qualidade e o tipo do atendimento que vai ser feito será mais especializado com pneumologistas, nutrólogos, psiquiatria, todos com especialidades em pediatria, além da pediatria em geral. Essa revitalização é muito importante para essa comunidade”, disse o secretário Anoar Samad, titular da SES-AM.


No dia 3 de janeiro deste ano, o governador Wilson Lima inaugurou o Caic+ Ana Braga, também reaberto ofertando cinco especialidades pediátricas.

A readequação Caic Alberto Carreira para o novo perfil Caic+ foi possível por conta de recursos do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). As obras foram realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra). O investimento totalizou R$ 479.067,41.


Especialidades e exames – Além das novas especialidades, o Caic+ Alberto Carreira vai ofertar exames de eletroencefalograma e de eletrocardiografia; serviços de triagem neonatal; manutenção dos serviços de odontologia, com introdução de especialidades odontológicas; manutenção do serviço de pediatria geral, com suporte terapêutico; e atendimento de equipe multidisciplinar formada por profissionais de enfermagem, serviço social, farmácia e psicologia.


Os atendimentos especializados serão realizados por meio de encaminhamento do Sistema de Regulação do Estado (Sisreg). Os pais e responsáveis das crianças e adolescentes que necessitam dessa assistência precisam estar com os dados cadastrais atualizados no Sistema Único de Saúde (SUS) e obter primeiro atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Mais revitalizações – O projeto Criança Amazonas contempla a revitalização e a reorganização da assistência em cinco Caics, que ofertarão mais especialidades pediátricas. Além do Caic Alberto Carreira e do Caic Ana Braga, que já foram entregues pelo governador Wilson Lima, outras três unidades estão em obras.

De acordo com a Seinfra, estão em fase de estruturação o Caic Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no bairro Novo Israel, na zona norte; o Caic Dra. Josephina de Mello, no bairro Colônia Oliveira Machado, na zona sul; e o Caic Dr. Afrânio Soares, no bairro Parque Dez, zona centro-sul.

Com a implantação da atenção ambulatorial especializada nas cinco unidades, serão ofertadas na rede, por mês, cerca de 9,6 mil consultas, sendo 3,2 mil em pediatria geral e mais de 6,4 mil especializadas. A expectativa é reduzir gradativamente e acabar com filas de espera para atendimento em subespecialidades pediátricas, além de reorganizar as linhas de cuidado para doenças crônico-degenerativas que afetam essa faixa etária.


Diante do atual secretário de saúde do Amazonas, políticos e lideranças comunitárias do bairro, Wilson Lima destaca que as unidades de saúde estão sendo reformadas e interligados ao sistema de saúde do Estado.