Eleições 2022: Lula lidera com 40%; Bolsonaro tem 32%; Ciro- 7%; e Moro- 6%, veja a pesquisa


SÃO PAULO| Pesquisa 'Poder Data' divulgada nesta quarta-feira (02/03) pelo site Poder360 aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança para a disputa eleitoral deste ano para a Presidência.

Lula aparece com 40% das intenções de voto, à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), que ficou com 32%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.


Em comparação com o levantamento anterior, divulgado em 16 de fevereiro, Lula manteve o mesmo percentual e Bolsonaro oscilou um ponto para cima — portanto, dentro da margem de erro. A diferença entre os dois era de 9 pontos percentuais, e agora é de 8.


Veja abaixo o cenário de 1º turno:

Lula (PT): 40%

Jair Bolsonaro (PL): 32%

Ciro Gomes (PDT): 7%

Sergio Moro (Podemos): 6%

Eduardo Leite (PSDB): 3%

João Doria (PSDB): 2%

André Janones (Avante): 2%

Simone Tebet (MDB): 1%

Luiz Felipe D´Ávila (Novo): 0%

Brancos/nulos: 5%

Não sabem: 3%.


Lula venceria Bolsonaro no 2º turno


De acordo com a pesquisa, Lula venceria Bolsonaro em um eventual segundo turno por uma vantagem de 14 pontos percentuais.


Atualmente o petista tem 51% contra 37% do presidente. Há duas semanas essa diferença era de 15 pontos percentuais, ou seja, oscilou um ponto para baixo, portanto, dentro da margem de erro.


Na sondagem divulgada em 20 de janeiro, a diferença era de 22 pontos. O cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro foi o único testado pela pesquisa.


Veja abaixo: Lula (PT): 51% Bolsonaro (PL): 37% Brancos/nulos: 10% Não sabe: 1%


Metodologia


O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site de jornalismo político Poder360. O instituto faz pesquisas por telefone de forma automatizada, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleitor, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone a opção desejada.